18/05/2012

Perseguidores Perseguidos


Hoje em dia ser Cristão no Brasil é dura missão, se já não é fácil lutar contra nossa própria condição humana e carnal, ainda temos uma multidão numa caça emocional e ideológica.

Antes do meu processo de conversão, eu engrossava a lista dos perseguidores, aqueles que ficam a espreita aguardando com avidez a falha do crente, o deslize do dito santo, a contradição do homem de Deus. E quando acontecia, era implacável em apontar meu dedo em direção a seus rostos e esfregar com força toda e qualquer discrepância deixada pelo caminho.

Por que será que isso acontece? Por que não vejo essa intensidade na “fiscalização” com o espírita, o católico, o budista? De quem é a culpa?

Hoje em dia ser Cristão no Brasil é motivo de piada, de chacota, é “assinar o atestado de otário”, agradeça aos neopentecostais pela generosa contribuição neste estigma. Abrimos uma enorme brecha a cada escândalo, a cada roubalheira, a cada charlatanismo escancarado nos noticiários, como sustentar a autenticidade da nossa fé diante de tanta difamação?

O “crente chato” que precisa dizer a cada 5 minutos que é da igreja Y porque a igreja X não presta, que tem um versículo da Bíblia na ponta da língua pra cuspir toda vez alguém a seu lado comete um erro. Isso fomenta a antipatia, estamos acusando ao invés de orientar, estamos sendo perseguidores perseguidos.

A frase “O passado te condena” tem sido arma de destruição em massa na mão de quem luta pra invalidar, preconceituar e destruir o argumentador, já que não conseguem fazer o mesmo com o argumento. É uma guerra onde uma tropa ataca a outra na mesma intensidade que ataca seus próprios soldados.

Nós, quanto humanos, só não pecamos enquanto dormimos e olhe lá, muitas vezes já acordamos pecando, quando alguém gasta muito do seu tempo acusando o próximo, é bem provável que a estratégia seja camuflar suas próprias imperfeições. Se ao ver um candomblecista, você diz “Lá vai o macumbeiro!”, que direito você tem de se indignar se quando estiver a caminho da sua igreja, ouvir alguém dizer “Lá vai o otário dar dinheiro pro pastor”? Não persiga se não aceita ser perseguido.

Já há muita luta interna quando decidimos nos desprender das delicias mundanas, já há muito preconceito para conosco quando tentamos trilhar um novo caminho, então que tal deixarmos cada um cuidar de sua libertação? Jesus não força barra, isso é papel de religioso.

Que cada dia, consigamos ser menos Saulos e mais Paulos.

Fé.

2 comentários:

  1. Que cada dia, consigamos ser menos Saulos e mais Paulos. ' Sem mais, isso expressa todo o movimentar de uma nova pessoa. É Deus agindo! JahCuida.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto!

    Eu também fazia parte dos que perseguiam, condenava e julgava. Mas graças a Deus hoje eu sou perseguida. Ia comentar sobre Saulo, que era perseguidor e virou perseguido e você comentou sobre ele no final do texto :)

    Todo mundo acha que ser cristão é fácil... é careta. Mas, não é qualquer pessoa que consegue dizer não para o seu "eu", dizer não para o que o mundo oferece, dar a outra face. Isso é morrer a cada dia pro seu querer e viver para Cristo. É ter muito mais lutas. Sim, pq se você é do mundo o inimigo já te tem. Mas se você é de Cristo ele faz de tudo pra te derrubar.

    E ninguém aceita que você realmente mudou, como você disse "o passado nos condena". Mas Jesus apagou o nosso passado. Mas, muitas vezes até nós não sabemos esquecer o do outro.

    Ser cristão não é ser perfeito como muitos pensam. Pq quando erramos ninguém aceita? Ser cristão não é não ter pecado. Jesus pagou o preço pelo meu pecado antes mesmo de eu pecar... pq a natureza humana é pecaminosa. Somos pecados (ponto).

    Concordo com o final do texto: Jesus não força a barra. Isso é coisa do ser humano.

    Um abraço!

    ResponderExcluir